Como se preparar para o momento da negociação com o corretor do seu imóvel

Você encontrou o imóvel dos seus sonhos? Ótimo! Agora é hora de fechar o negócio com o corretor de imóveis. E para que todo o trâmite aconteça de forma legal e sem risco de possíveis transtornos posteriores, separamos dicas para você se preparar para o momento da negociação com o corretor.

Aposte na contraproposta

Com a quantidade de novos empreendimentos que surgem em todo o país, os proprietários estão mais receptivos na hora de negociar descontos, passando essa recomendação para os corretores que fazem o intermédio da transação. Para os compradores, a dica é começar com, pelo menos, uma contraproposta de desconto de 5% do valor de venda.

Imóvel como pagamento

Evite usar outro imóvel como pagamento, já que assim é fica mais difícil conseguir desconto no valor total do bem que o comprador pretende adquirir. É recomendado vender o imóvel antes e usar o dinheiro para comprar ou dar como parte do pagamento da nova casa.

Aproveite a pressa do vendedor

Aproveite para obter ainda mais descontos no valor do imóvel caso o vendedor esteja com pressa de vender. Algumas pessoas precisam se desfazer rápido do bem para adquirir outro ou investir em outros negócios.

Nessa hora, quem tem dinheiro à vista e sabe negociar costuma obter mais benefícios e ficar com o imóvel, se houver outros interessados. Algumas imobiliárias e corretores de imóveis revelam que alguns proprietários chegam a aceitar desconto de até 20%, por pressa em vender o bem.

Faça vistoria

Independente das condições de negociação é fundamental que o imóvel à venda seja vistoriado de forma detalhada. Defeitos como rachaduras e problemas na rede elétrica ou hidráulica podem dar muita dor de cabeça para o novo proprietário, sem contar nos gastos o conserto.

Caso o comprador considere que vale adquirir o imóvel mesmo com problemas, não deve deixar de solicitar a baixa proporcional do valor do total do bem. A dica é consultar um especialista em obras e avaliar quanto terá de ser gasto para reparar os problemas. Tendo estas informações, proponha o valor do desconto.

Certifique-se de que o imóvel está em dia

O vendedor deve oferecer diversos documentos para que os interessados consultem. Peça e analise durante a negociação documentos como: registro atualizado e certidão negativa de ônus, certidão negativa de débitos referentes ao pagamento do IPTU, certidão negativa de protestos, ações cíveis e da Justiça Federal, principalmente se ele for empresário, etc.

Financiamento

Caso você realmente precise financiar o imóvel, saiba qual o seu limite bancário – antes de fazer propostas, contrapropostas ou mesmo fechar o negócio com o corretor – para evitar dificuldades financeiras posteriores.

Conheça todas as taxas e custos envolvidos na transação e não deixe de tirar todas as dúvidas junto ao corretor. As principais despesas de compra são os custos com cartório e o imposto de transmissão de bens imobiliários (ITBI).

Ponha tudo no papel

Durante a negociação com o corretor de imóveis, formalize as decisões de comum acordo por cartas ou mesmo e-mails. Isto evita atritos com o vendedor ou mesmo uma decepção – caso o proprietário do imóvel queira voltar atrás do combinado justamente quando o comprador se preparou para finalizar a transação.

Quer saber mais sobre como se preparar para comprar um imóvel? Então acesse nosso site e informe-se.

Comentários

  1. Victor Zocarato disse:

    Informações de grande valia para a compra de um imóvel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 2 =