locação pela imobiliária

Locação pela imobiliária veja as vantagens

Na hora de alugar seu imóvel, será que vale a pena pagar pelos serviços de uma imobiliária ou dá pra economizar alugando particularmente para um conhecido?

Supondo que você possua um  imóvel desocupado e que pretenda fazer a locação dele, e justamente neste momento  há uma pessoa  conhecida,  ou conhecido do seu conhecido  procurando um imóvel com as mesmas características do seu. Aí você se pergunta:  Porque não fechar um contrato de locação direto com este conhecido e economizar as taxas cobradas pelas imobiliárias? Porque utilizar e pegar pelos serviços de uma imobiliária se eu já tenho um  interessado na locação que é meu conhecido?  Vejamos por partes…

O que é necessário para realizar uma locação? Primeiro a imobiliária faz um levantamento da capacidade financeira do locatário, uma pesquisa no SPC, Serasa, cartórios (que são muitos), dentre outros cuidados, e esta pode se tornar uma tarefa muito trabalhosa, e que se não for bem realizada poderá trazer transtornos para o recebimento dos aluguéis.

Pensando nos termos legais, quais cláusulas devem conter no contrato para resguardar tanto o locador quanto o locatário? Qual é a lei que atualmente rege a locação de imóveis?  Por exemplo: Existe prazo mínimo ou máximo para locação? Como tratar as despesas do imóvel? Quem é o responsável pela manutenção e eventuais  reformas, se  necessárias?

Como já esclarecemos em outras publicações, todo negócio deve ser assessorado por um bom especialista na área, pois ele além de estar atualizado com a legislação vigente,  está  capacitado  para  explicitar os  direitos e os deveres de ambas as partes, fará  o controle dos documentos e dos pagamentos.

O setor jurídico da imobiliária redigirá o contrato de locação de forma  aprimorada abrangendo todos os pontos possíveis causadores de dúvidas  ou conflitos entre locador e locatário, e em caso de haver necessidade de uma ação judicial, fornecerá assessoria jurídica.

Outra grande vantagem de se contratar uma imobiliária é o fato de que entre ela e o inquilino não há uma relação pessoal, e desta forma, no caso de haver problemas com o pagamento, não haverá constrangimentos para a cobrança de aluguéis em atrasos e o locador terá toda privacidade.

Edilene Mangini  Síndica Profissional e Sócia da Elegante Administração

 

logo

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × dois =