Precisa de Água? Pequenas ações podem ajudar a economizar água nos condomínios

Precisa de água ? pequenas ações podem ajudar a economizar água nos condomínios.

Precisa de água ? pequenas ações podem ajudar a economizar água nos condomínios.

Obaaaa….. chuvaaaa. !!!!!!!!!!!

Nunca pensei que ao acordar para mais um dia de trabalho ficaria tão feliz de ouvir o barulho da chuva. É!  venho de uma geração onde nunca foi levado a sério, os alertas sobre a possibilidade da falta de água.

E agora, como podemos reverter esta situação?

Precisamos nos conscientizar que, se cada um fizer sua parte, independente do vizinho estar fazendo ou não, já irá surtir bons resultados.

Além das medidas tradicionais como reduzir o tempo no banho, fechar a torneira e o chuveiro ao ensaboar, juntar roupas até encher a máquina para lava-las, etc , etc , precisamos pensar em uma ação mais intensa podendo ser uma delas a captação da água da chuva.

Não estou falando de nada muito elaborado onde traria um grande dispêndio financeiro, estou me referindo a projetos simples e de baixo custo. Tenho como exemplo um condomínio pequeno de apenas 6 unidades onde sou síndica, no Bairro Assunção em São Bernardo do Campo, com alguns metros de cano PVC, caixa d’água, filtro, flange e torneira já temos uma grande reserva de água para continuarmos com a limpeza nas áreas sociais, regar as plantas e no caso de faltar água, podemos suprir os apartamentos nas suas necessidades básicas e também atenderemos a redução obrigatória no consumo de água.

Mas lembre-se, a água da chuva não é potável, portanto não se deve consumir diretamente, nem utilizar para cozinhar, toda reserva de água deve ser mantida com a devida proporção de cloro para manter-se limpa.

Por Edilene Mangini, contadora, especialista em administração de condomínios. Síndica profissional, consultora em condomínio e sócia da empresa Elegante Administração.

logo

Comentários

  1. Pingback: Modern House

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze + nove =