Recém mudou para uma cidade? Confira pontos chaves para avaliar antes de locar/comprar um imóvel

 Recém mudou para uma cidade? Confira pontos chaves para avaliar antes de locar/comprar um imóvel

Recém mudou para uma cidade? Confira pontos chaves para avaliar antes de locar/comprar um imóvel

Muitas vezes ocorrem mudanças em nossa vida, algumas motivadas pelo trabalho, ou por outras circunstâncias, que nos obrigam a fixar residência em outro lugar, de forma temporária ou permanente. Quando nos mudamos para uma nova cidade, a primeira preocupação que nos ocorre é sobre o local onde vamos morar.

Se essa é a sua situação, ou seja, caso você tenha se mudado recentemente ou irá se mudar para outra localidade, queremos dar algumas dicas de como escolher melhor o seu novo imóvel, seja para aluguel ou para compra. Quais os critérios que você deverá avaliar antes de fazer a mudança? Leia as dicas abaixo antes de fechar seu contrato, seja ele de compra ou locação:

1 – Localização

Esse é o fator de principal observação, pois é muito importante optar por um local que tenha fácil deslocamento para suas atividades diárias, como estudo, trabalho e lazer. Isso pode deixar mais barato os seus custos com transporte. Outro aspecto importante para se analisar em relação a localização é a infraestrutura do bairro e da rua, pois ela é fundamental para determinar a valorização ou desvalorização de um imóvel. Deve-se considerar também a vizinhança, os meios de transporte que passam pelo local, o calçamento ou pavimentação da rua, a presença de saneamento básico, que tem grande importância antes de concretizar a negociação.

2 – Facilidades

Tudo que está presente no entorno do imóvel assim como o comércio da região, são fatores que podem agregar valor àquela determinada propriedade. Um imóvel que é mais próximo do centro da cidade que você escolheu para morar, das praias (caso a cidade seja no litoral) ou de shoppings, são polos que valorizam o imóvel e contribuem para determinar a sua escolha. Se também existir, próximo a residência escolhida, outras empresas, pode influenciar no processo de decisão. Ou seja, quanto mais serviços forem oferecidos na região, haverá uma tendência maior para escolha desse imóvel.

3 – Trânsito

A fluidez do transito está diretamente ligada ao comercio da região, pois quanto maior o numero de empreendimentos em torno do imóvel, maior será o numero de veículos circulando pelas ruas, ou seja, o comercio da região é um fator atrativo, mas por consequência pode trazer aborrecimentos para as pessoas que preferem um trânsito menos movimentado. Analise esse item de acordo com suas necessidades e preferências.

4 – Conforto

Alguns fatores da própria estrutura do imóvel devem ser levados em conta, como o tamanho de cada ambiente, a quantidade de cômodos, os itens de acabamentos que são entregues junto com a unidade, o revestimento usado, o estado de conservação entre outros. O ideal é ter um profissional para fazer uma verificação hidráulica, elétrica e estrutural para você, com o objetivo de evitar problemas futuros com reparos ou até reformas pesadas.

5 – Segurança

Embora colocado por último nessa lista de itens relacionados ao seu novo imóvel, a segurança deve ser uma das prioridades a ser considerada na hora de escolher sua casa. Procure saber sobre a incidência de atos de violência e de outros delitos no bairro, como assaltos e furtos. Uma boa dica é procurar uma unidade da polícia militar e apurar se existe um policiamento na comunidade, bem como os índices ligados ao lugar.

Como você pôde ver, não é tão simples escolher o imóvel ideal, pois existem diversos fatores que devem ser analisados na hora da avaliação de uma residência, por isso é extremamente necessário a presença de um especialista no assunto para lhe auxiliar antes de “bater o martelo”, pois esse profissional, além de lhe ajudar a fazer a melhor escolha, irá garantir a aplicação de um preço final justo em seu investimento.

E você caro leitor, gostou das dicas apresentadas aqui? Já teve experiência em ter que se mudar e alugar ou comprar um imóvel? Deixe aqui seu comentário.

Qual é o melhor tipo de imóvel para você? Confira algumas dicas para escolher bem

Qual é o melhor tipo de imóvel para você? Confira algumas dicas para escolher bem

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 2 =